Hipersensibilidade dental

Hipersensibilidade dental


Uma das queixas mais comuns no consultório atualmente são as hipersensibilidades, principalmente ao doce, frio e calor. As causas podem variar desde cárie dental, exposição da dentina por abrasões mecânicas (escovação) , erosões dentais (quimicamente por ingestão de alimentos ácidos, como: refrigerantes, vinhos, vinagre e certas frutas), recessões gengivais e abfração (causada pelo bruxismo, hábitos bucais inadequados e fadiga oclusal).

A hipersensibilidade pode surgir também após cirurgias e remoção de tártaros; remoção de cáries ou preparos para próteses em dentes vitais; falta de adaptação da restauração; fraturas e trincas do dente; tratamento ortodôntico e após extrusão dental.

O tratamento consiste em identificar a causa e varia desde ajustes oclusais, aplicação de flúor, utilização de escovas macias e apropriadas, controle na ingestão de alimentos ácidos, laser de baixa potência, verniz com flúor, aplicação de dessensibilizantes locais, troca de restaurações e utilização de cremes dentais para dentes sensíveis.